quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Efeito Borboleta

“O bater de asas de uma borboleta de um lado do mundo pode dar origem a um tufão do outro lado”
- Efeito Borboleta -


Voltando a bater nessa tecla... Causas, conseqüências, nossas responsabilidades, enfim... porque as pessoas cismam em colocar na cabeça, talvez pra se isentar de culpa, que em geral, suas más atitudes não vão dar em nada... Que um papelzinho de bala, um copinho descartável ou alguma outra coisinha pequena não vai interferir em nada. É exatamente esse pequeno detalhe que muitas vezes faz toda a diferença. É a água acumulada do copo, da latinha que você jogou na rua que vira foco de dengue e faz família e amigos sofrerem com a dor da perda, ou seu papelzinho que junto com a sacolinha do seu amigo, aos poucos, foi entupindo bueiros por aí e contribuiu (e muito) pra enchente que te fez perder tudo.
Certa vez, assistindo a um filme, me lembro de ter ouvido uma personagem dizer que somos todos interdependentes. Aquilo ficou martelando na minha cabeça por um bom tempo. E acabou por fixar-se. Sim, somos interdependentes! Ninguém vive sozinho. Estamos sempre vivendo, trilhando por aí e depender de alguém ou de alguma coisa é parte vital e inevitável desse processo.
E é por falar em causa-conseqüência, em interdependência que continuo a dizer: não é porque a sua má atitude deixa de te afetar diretamente que você vai sair fazendo besteira por aí, sem pensar nas conseqüências alheias. É assim que se exercita altruísmo, empatia, solidariedade. Pensando no próximo, que vez ou outra você nem conhece, mas sabe que isso não faz diferença.
Já pensou como seriam as coisas se todo mundo pensasse dessa forma? “Ah, hoje eu vou jogar uma bomba no Brasil, porque eu tô a fim e sei que não vai afetar o meu país em nada mesmo!” ou então “Vou jogar comida fora porque quem tá precisando, passando necessidade não é nada meu e com a grana que eu tenho, nunca vou passar por isso”. Oh, my God! Que merda seria!
A verdade, pelo menos a minha verdade, é essa: que todos podemos e devemos cuidar melhor do meio-ambiente, das pessoas à nossa volta. Ser solidários, distribuir bastante afeto por esse mundão afora, instruir as pessoas dos seus direitos (e também dos deveres, lógico!), buscar sempre o conhecimento, a felicidade e a liberdade.
Mas é isso aí, minha gente! Concluindo: Não é porque não vemos os resultados desastrosos de nossas más atitudes, escolhas que vamos continuar fazendo errado, sabendo que pessoas são prejudicadas por isso. Até porque talvez um dia possa ser você o prejudicado por uma dessas atitudes diretas...É esperar acontecer pra ter certeza?

0 comentários:

Postar um comentário