sábado, 2 de outubro de 2010

Questione?




Cadê o sono quando mais precisamos dele?

São quase 2h da manhã e eu deveria estar dormindo, pois por volta das 5h preciso estar de pé. Bem, eu deveria... mas não estou.
Tô tentando dormir, mas não consigo de jeito nenhum.. como deitar e dormir não é tão simples como apertar um botãozinho, apagar-se e só acordar no dia seguinte com horário programado, os pensamentos invadem...
Na tentativa de dormir, surgiu uma vontade indomável de colocar tudo isso pra fora, tinha que fazer isso. Me senti como um viciado em drogas em crise de abstinência quando percebi que a caneta começou a falhar. Rodei a casa toda atrás de outra e... nothing, nada feito! Conseguir uma caneta ou qualquer outro treco que escrevesse significava acordar a casa inteira. Por sorte, ou intervenção divina, a caneta resolveu voltar a funcionar =). Eu realmente precisava disso #tenso!

E a questão de hoje é... questionamento!

Na minha tentativa de sono, lembrei da minha ex-chefe, pessoa extremamente autoritária. Às vezes, ela ficava extremamente irritada quando falava alguma coisa e eu questionava ou sugeria uma outra opção que divergisse da sua. Era: EU MANDO! EU QUERO ASSIM e ponto. Faltavam-lhe argumentos.
Voltando a outra época. Também tive problemas com pessoas de hierarquia superior. O motivo? Eu ponderava demais, questionava tudo, queria saber o porquê de tudo. O que gerava incômodo nessas pessoas era o fato de às vezes eu colocar em questão coisas que nem elas sabiam o porquê. Faziam certas coisas durante anos e nunca se preocuparam em saber por que, qual a importância daquilo ou se poderiam modificar aquilo de alguma forma. Parecia que, de alguma forma pelo menos pra elas, questioná-las  colocava-as em xeque, expunha suas fragilidades, lembrando-as que também eram meros mortais e que não existia pedestal que os separasse dos demais. São só marionetes que fazem "o que tem que ser feito", sem vontade própria, sem sonhos, sem vida,,,
Era como dissolver sua autoridade. Mas a intenção nunca foi essa. O único objetivo era saber o porquê das coisas. Só.
As pessoas não vêem que às vezes, apesar da superioridade do cargo, é apenas isso. Um cargo. Esquecem que independente do cargo, são seres humanos, feitos de carne, osso e coração. Que foram abençoados com o dom do Pensamento e que questionar é uma característica inerente a isso.
Já ouvi dizerem que sou complicado por isso, porque quero saber o porquê de tudo. Será que sou realmente complicado por conta disso?

Qual o problema de questionar? E qual a importância de questionar? Por que não questionar? 
Será que se questionássemos mais, a sociedade seria o caos que é hoje? Será que haveria tanta gente enganando o povo na cara-dura ou tanta desigualdade por aí?

Pois pra mim, questionar é parte vital da busca pela evolução e uma vida sem questionamentos é uma vida vazia. Questionar é preciso. Pensar por conta própria é preciso. 

Indague-se! Questione-se! Liberte-se!

E quem eu sou?
Ha, vai saber o que o gorila pensa...

1 comentários:

Caroline Sampaio disse...

é verdade...quem sabe se nao questionase mais as coisas nao tomariam outro rumo?
Muito bom wall.
Bjo

Postar um comentário